Prefeita Fátima também levou um pouco de calor humano aos atingidos. Foto: Assessoria de Imprensa

Prefeita Fátima visita famílias atingidas pela chuva e leva assistência

CASTILHO – A prefeita Fátima Nascimento (DEM) trocou o descanso de domingo por solidariedade. Ela fez visita às famílias castilhenses vítimas da enchente que atingiu a cidade na noite de sábado, 28. Fátima entregou cestas básicas e colchões aos mais necessitados. Uma chuva intensa que durou pouco mais de 20 minutos alagou a principal rua comercial de Castilho e invadiu várias residências. Pelo menos em quatro delas o prejuízo foi maior.

Prefeita Fátima também levou um pouco de calor humano aos atingidos. Foto: Assessoria de Imprensa

Prefeita Fátima também levou um pouco de calor humano aos atingidos. Foto: Assessoria de Imprensa

Prefeita Fátima e comitiva visitam famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Assessoria de Imprensa

Prefeita Fátima e comitiva visitam famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Assessoria de Imprensa

Ainda na noite de sábado, logo após a forte chuva, a prefeita pediu à equipe da Defesa Civil que iniciasse imediatamente o atendimento as famílias. Os trabalhos tiveram continuidade na manhã desse domingo e contou com a participação da presidente do Fundo Social, Lilian Nascimento, da diretora Maria José Nakamura, bem como dos responsáveis do Departamento de Estradas e Logradouros, Joaquin Nunes e Osvaldo Soares. Foi esta equipe que acompanhou a prefeita durante as visitas.

De acordo com a prefeita, alguns moradores tiveram que sair de suas residências em decorrência do temporal. Apesar da prefeitura ter oferecido abrigo, eles preferiram ficar em casa de parentes. Um deles – que morava sozinho em uma residência da área central, foi levado à casa da mãe um outro do bairro Leão um optou pela casa de um familiar.

Além do apoio solidário, a prefeita colocou a disposição das famílias o Fundo Social de Solidariedade para todo amparo necessário.

OBRA QUESTIONADA

O caso mais delicado do forte temporal foi registrado na rua 6 do bairro Leão 1. A força da água derrubou o muro de uma casa e alagou toda residência. A família perdeu móveis e alimentos. Em breve análise, uma equipe da prefeitura constatou que um condomínio fechado construído nas imediações pode ter contribuído com o caos. A obra é cercada por um grande muro o que impede o escoamento da água. Apesar de haver boca de lobo no local, o mesmo não suportou a demanda de água.

A prefeita tranquilizou os moradores e disse que na segunda-feira uma equipe da prefeitura irá ao local para reconstruir o muro e a estrutura da residência que foi danificada. Fátima Nascimento também pedirá ao secretário de Obras, Willian Calestine, que revise o projeto da construção do referido condomínio. Suspeita-se que o projeto não previa a situação de risco e se o problema não for resolvido poderá se repetir com outras chuvas do mesmo porte.

Fátima vai aguardar o relatório do secretário de obras, que além de engenheiro também é o coordenador da Defesa Civil. “Com base nesse laudo eu vou ver se é preciso decretar estado de emergência ou de calamidade pública no município”, explicou a prefeita.

Assessoria de Imprensa

 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!