ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue esteve vistoriando, na manhã da última quinta-feira (02), a entrega da obra da Central de Distribuição de Alimentos que também vai abrigar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, localizada no bairro Gasparelli.
Tamiko explica que o convênio entra em sua fase final, já que a última parcela no valor de R$ 160 mil foi liberada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Ela agradeceu o empenho do Superintendente do Incra em São Paulo, Alexandre Pereira, e o superintendente regional substituto, Edson Fernandes, pela liberação do recurso.
“A Central é um equipamento importante e estratégico para o fortalecimento da agricultura familiar. O novo local mudará a vida de muitas pessoas, já que os produtores passarão a ter um espaço de referência para estocar e comercializar seus produtos, fortalecendo economicamente toda a cadeia produtiva”, comenta Tamiko.
A unidade foi projetada para uma organização eficiente através de um galpão e uma plataforma para facilitar a descarga da produção, em uma área construída de 462,31 m², que também possui um bloco administrativo, abrigando a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que entra em funcionamento já nesta semana.
Com valor total de R$ 486.338,76, a Central de Distribuição de Alimentos e o Banco de Alimentos, fazem parte de um convênio firmado entre o Governo de Andradina e o Governo Federal através do Incra.
“Nosso desafio é ampliar a função de distribuição para comercialização de alimentos, transformando de fato o local em um mini Ceasa”, explica o secretário de Desenvolvimento Agrário, Fernando Magno, ressaltando que é deste modo que vai ser possível incentivar a produção e promover o escoamento. Ele também explica que com o término da obra da Central, agora a fase será de aquisição de equipamentos, para colocá-la em funcionamento.
A Central também beneficia projetos como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O PAA atende na região cerca de 20 mil famílias e 100 entidades assistenciais com a distribuição de 5,3 toneladas de alimentos. Apenas em Andradina são 4,5 mil famílias beneficiadas e 43 entidades.
“As famílias de Andradina e região vão ter a possibilidade de escoar os produtos com qualidade e receber pela produção um valor mais rentável”, finalizou o assessor Rosivaldo de Paula.
Participou também o assessor de Desenvolvimento Agrário, Fabrício Henrique Mazotti, os motoristas Ricardo Teixeira Piornedo e Jonas da Silva Oliveira, o presidente da associação de moradores do bairro Álvaro Gasparelli, José Roberto Cardoso, e os assentados Julinda de Oliveira Lopes e Robson Luis de Oliveira Lopes.