‘A limpeza do centro da cidade é um início e uma etapa muito importante para iniciar a libertação da parte antiga’, disse coronel.
As forças iraquianas se esforçavam nesta quarta-feira (8) para desativar as bombas deixadas pelos extremistas nas zonas recuperadas do oeste de Mossul para preparar novas operações.
“O primeiro é a limpeza das zonas liberadas (terça-feira) e a desativação (de bombas) nas casas”, declarou à AFP o coronel Abdel Amir al Mohammedawi das Forças de Intervenção Rápida, unidade de elite do ministério do Interior.
“A limpeza do centro da cidade é um início e uma etapa muito importante para iniciar a libertação da parte antiga”, acrescentou, em referência a uma zona próxima ao centro que as forças iraquianas recuperaram nos últimos dias.
Apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas dirigem desde 19 de fevereiro uma operação de grande porte para retomar o oeste de Mossul, último grande reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) no país.