CASTILHO – Cerca de 15 gestantes, com idades entre 16 e 40 anos, recebem semanalmente atendimento especializado no CIS – Centro Integrado de Saúde. São profissionais das mais variadas áreas que transmitem conhecimentos específicos e abordam temas de interesse das futuras mamães. Na última semana, o grupo recebeu orientações da assistente social Tassiane Beatriz de Souza Silva, sob o tema “Família, reconhecimento de paternidade, guarda dos filhos e ação de alimentos”.
Além dela, também palestrou voluntariamente o advogado Mateus Antunes que falou um pouco de conhecimento das leis sobre os temas citados, buscando abordar desde o reconhecimento da paternidade, até os tipos de guardas existentes. O advogado ressaltou para as gestantes sobre pensão alimentícia, auxílio reclusão, e as mesmas puderam esclarecer algumas dúvidas.
“O objetivo foi mostrar que a criança é digna de direitos desde o ventre da mãe, assim como os pais são dignos de deveres perante os filhos, garantindo assim os direitos da família especificados pelas legislações vigentes”, explicou Tassiane.
AÇÃO SOCIAL
Este trabalho é uma ação social da Secretaria Municipal de Saúde de Castilho, por meio de sua equipe multidisciplinar com as gestantes que realizam pré-natal. São reuniões, palestras, rodas de conversas, demonstrações e dinâmicas, ministradas pelos profissionais que atuam em diversos setores dentro do CIS. Médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais estão envolvidos no trabalho. Ao término do curso as gestantes são beneficiadas com um “kit bebê”.
Nos grupos semanais são tratados temas de grande relevância como planejamento familiar, aleitamento materno, trabalho de parto, depressão pós parto, importância do pré natal, psicologia familiar, saúde bucal da gestante e do bebê, direitos sociais e da família, entre outros.