CASTILHO – Agora são sete casos positivos de dengue registrados pela secretaria municipal de Saúde e um montante de 44 suspeitos. Os números ainda estão longe da epidemia do ano passado quando a cidade registrou 542 positivos e 693 suspeitos.
Ainda assim, a responsável pela vigilância epidemiológica da cidade, Naira de Deus, pede que os cuidados básicos sejam mantidos. A proposta é justamente evitar o alastramento da doença.
Para conter a proliferação do mosquito da Dengue, Naira relata que nas casas onde tiveram casos confirmados foram realizados bloqueios e controle de criadouros, bem como bloqueio de nebulização. “O serviço vem sendo feito pelos agentes de controle de vetor”, confirma Maria Helena Campus, supervisora dos agentes.
O maior número de casos confirmados estão concentrados no Centro, com 4 casos. Outros dois foram no bairro Laranjeiras e um na zona rural. “Quem sentir os sintomas deve procurar a unidade básica de Saúde mais próximo de sua casa ou até mesmo o CIS”, alerta Naira.
Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares.
Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.
COMO COMBATER EM 10 PASSOS
01- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
02 – Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros
03- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
04 – Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
05- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
06- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
07- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
08 – Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.