ANDRADINA – A criança de 12 anos, de nome Andrey, cuja mãe mora na cohab Gasparelli, acordou do coma induzido no hospital de Araçatuba, quase um mês após se envolver em gravíssimo acidente de trânsito no quilômetro 13 da estrada vicinal José Rodrigues Celestino, que demanda ao Timboré/Porto de Areia. Gradativamente ele vem recuperando a memória, com ajuda de enfermeiros está começando a se levantar e, essa semana, começou a ingestão de alimentos pastoso. A recuperação é lenta, mas animadora, disse uma tia dele à reportagem.
O ACIDENTE
O atropelamento aconteceu no dia 25 de outubro, quando um grupo de seis adolescentes com idade entre 12 e 15 anos, “matou” a aula do período da tarde na escola Augusto Mariani e rumaram de bicicleta para um lugar conhecido como “cachoeirinha”, próximo do quilômetro 15 da estrada que demanda ao Timboré/Porto de Areia.
No entanto, próximo do Km 13 (dois km antes do destino final), eles decidiram pedir água em um sítio localizado a 100 metros da referida vicinal. Depois de tomarem água, decidiram continuar a viagem até a “cachoeirinha”.
O acidente aconteceu quando os menores foram sair do sítio por um acesso de terra e com uma grande descida. Os menores de 12 (Andrey) e de 14 (Gabriel), estavam em uma única bicicleta, tendo o de 12 colocado os pés sobre uma pedaleira. Os outros quatro estavam um em cada bicicleta.
Com a descida muito forte, eles praticamente não usaram os freios, tendo os dois menores entrado repentinamente na via vicinal, sendo atropelados por uma Belina II, na cor verde, dirigida por Antônio Carlos Cardoso, de 52 anos, residente no bairro Santo Antônio, que havia ido até um sítio ali próximo com mais dois amigos levarem lavagem para uns porcos que um deles cria.
Sem tempo para frear, o motorista disse que os outros três menores conseguiram ir para o acostamento de grama, porém os dois entraram no asfalto, sendo pegos em cheio.
O de 14 anos bateu a lateral do corpo contra a Belina, sendo socorrido por uma ambulância do serviço de saúde do município ao pronto atendimento municipal (PAM), com suspeita de fratura do braço esquerdo, além de escoriações pelo corpo. No pronto socorro, para onde foi encaminhado, foi submetido a exames de Raio x, onde não foram constatadas fraturas, apenas cortes contusos no antebraço, passando por sutura dos ferimentos e liberado posteriormente.
Já o menor de 12 anos bateu o corpo contra o parabrisa dianteira e a cabeça (testa), contra o teto da Belina. Durante o atendimento do Corpo de Bombeiros ele sofreu convulsões, mostrando que o traumatismo craniano foi forte, o que foi constatado após exames de tomografia e a constatação da necessidade de transferência para a cidade de Araçatuba.
Já naquela ocasião, o pré-adolescente precisou ser entubado e permaneceu em coma induzido durante todo esse período, respirando com a ajuda de aparelhos. A demora na recuperação foi que, todas as vezes que se reduziam os sedativos, ele apresentava agitação exagerada e se debatia muito, provavelmente devido o cérebro estar muito inchado pela batida contra a Belina. Ele foi alimentado por sonda durante esse período.
No último dia 17/11 ele apresentou sinais de que iria acordar, porém, mesmo com os olhos abertos, não falava e só se locomovia com a ajuda de enfermeiros. Essa semana ele já conseguiu comer bolachas molhadas com chá, demonstrando que poderá, em curto espaço de tempo, alimentar-se de comida sólida.
Todos seus parentes estão ansiosos para sua pronta recuperação e para que possa retornar para a cidade de Andradina e ao convívio de seus familiares e amigos.
Andrey é filho do ex-mototaxista Irael Teixeira (in-memorian), assassinado a tiros tempos atrás em uma briga de bar na rua Malvina B. Roque (antiga Tupinambás), no bairro Pereira Jordão.