O pré-candidato à presidência da República Geraldo Alckmin e o ex-diretor executivo da Fundação Itesp, gestão 2010-2017, Marco Pilla, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 28, em São Paulo. Pilla entregou um exemplar do seu livro Bastidores das Políticas Agrária e Fundiária Paulistas à Alckmin, que assina o prefácio da publicação. “Um trabalho de fôlego que mostra o período do descobrimento do Brasil até hoje, a questão das terras e o grande avanço do Itesp em benefício da população paulista. Marco Pilla é um craque, montou uma equipe belíssima, um belíssimo time. O Itesp é campeão”, afirmou.
O lançamento do livro ocorreu, em 25 de maio, no salão nobre da OAB-SP, na Praça da Sé em São Paulo. A publicação apresenta as cinco leis construídas na gestão do Pilla, que contribuíram com a regularização fundiária e o aumento da renda dos agricultores familiares.
Um dos capítulos trata do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 368, que cria novos instrumentos jurídicos para a regularização fundiária rural de interesse social em todo o território nacional. A proposta foi elaborada, em 2013, pelo Itesp, e apresentada pelo senador Aloysio Nunes.
Parte das ideias expostas nos capítulos foram retiradas dos boletins eletrônicos do Itesp e dos jornais Itesp Informa.