ANDRADINA – Policiais militares do 28º Batalhão sediado em Andradina, proferiram na manhã de quarta-feira, 23, palestra na Empresa Eldorado Brasil (viveiro de mudas de Andradina), localizado no entroncamento das rodovias Marechal Rondon (SP 300), com Euclides Oliveira Figueiredo, a ‘rodovia da Integração’ (SP 563), referente a prevenção a acidentes de trânsito, em relação a Campanha Maio Amarelo.
Participaram da palestra aproximadamente 50 colaboradores da empresa, incluindo seus representantes Ricardo Baleroni e Alessandro.
Segundo eles, “é importante esse tipo de palestra, ainda mais ministradas por policiais militares que lidam diretamente com o problema, que é a falta de atenção, descumprimento e desobediência das leis de trânsito. Por ter todos os funcionários que precisam atravessar a perigosa Rondon, é importante incutir neles o senso de responsabilidade para com os outros e com eles mesmos”.
MAIO AMARELO
Este mês é celebrado o Maio Amarelo, movimento mundial que nasceu para alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O período é marcado por ações do poder público, instituições privadas e sociedade civil, trazendo à tona discussões sobre a segurança viária. Em maio também acontece a Semana Mundial de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).
FATOR HUMANO
O fator humano é o principal causador de acidentes fatais no Estado de São Paulo. Dados do Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo que registra ocorrências fatais de trânsito em todo o Estado, mostram que 94% das mortes são causadas por comportamentos de risco, como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, uso de celular e bebida ao volante e travessia em locais proibidos.
A comparação com a taxa de homicídios é um indicativo que mostra a gravidade do problema. Segundo levantamentos do Infocrim e do Infosiga SP, o trânsito hoje mata quase tanto quanto os homicídios em São Paulo. Enquanto a taxa de assassinatos é de 8 por 100 mil habitantes, o índice de acidentes é de 12,9 a cada 100 mil.
O Governo de São Paulo participa da iniciativa por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), que foi criado com o objetivo de reduzir pela metade os óbitos nas estradas e rodovias do Estado até 2020. Neste mês, serão realizadas 1.200 ações apoiadas pelo Estado para a redução das mortes no trânsito.
O MPST se deu a partir da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito – 2011 a 2020” estabelecida pela ONU e conta com ações conjuntas de um comitê gestor formado pelas secretarias de Governo, Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Além das equipes do governo, o Movimento conta com parceria de empresas privadas que auxiliam nas ações para a redução de vítimas nos acidentes de trânsito. (com site do Governo do Estado de São Paulo)