Nenhum grupo reivindicou ação desta quarta-feira (30).
O Ministério do Interior do Afeganistão, em Cabul, foi alvo de uma explosão de um carro-bomba, seguida de um tiroteio que durou cerca de 90 minutos, na manhã desta quarta-feira (30). No total, 11 pessoas – 10 agressores e um policial – morreram na troca de tiros. Nenhum grupo reivindicou ação.
Por volta das 12h locais (4h30 de Brasília), um carro-bomba explodiu na entrada do edifício, abrindo caminho para a entrada de vários homens armados. As forças de segurança foram ao local e trocaram tiros com os atacantes.
O porta-voz do ministério do Interior, Najib Daish, afirmou que “dez agressores participaram na operação e todos foram mortos” no confronto com as forças de segurança, sem conseguir entrar nos edifícios.
“Um policial foi morto e cinco ficaram feridos” durante o ataque, acrescentou.
A segurança em torno da capital afegã ficou em estado de alerta nos últimos dias. O governo alertou para sobre possíveis “ataques complexos” do Talibã contra prédios do governo e instalações estrangeiras nas próximas semanas.
Segundo a missão da ONU no Afeganistão (Manua), a capital tornou-se, desde 2017, o lugar mais perigoso do país para os civis, pela multiplicação de ataques reivindicados pelo Talibã ou pelo grupo Estado Islâmico.
G1