No total quatro rapazes foram detidos, sendo que dois deles foram indiciados é presos por tráfico e associação, outro por porte de droga e um deles foi liberado
ANDRADINA – A Polícia Militar deteve na tarde de terça-feira, 26, os jovens Pedro Hernâni de Souza Silva, o “Jaquinha”, de 20 anos, morador na cidade de Nova Independência, além dos moradores de Andradina, Marcos Henrique de Melo, de 22 anos, acusados de tráfico/associação ao tráfico de droga, além de Gabriel Berengueli Siqueira, 21, indiciado por porte de droga e um quarto, Paulo Sérgio de Melo, 25, figurou apenas como testemunha. Pedro e Marcos permaneceram pela carceragem do plantão até serem encaminhados na quarta-feira, 27, ao fórum local para serem ouvidos em audiência de custódia. Os outros dois detidos foram liberados.
A detenção do quarteto aconteceu quando uma equipe da ROCAM – Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas, com cabo PM Vitório e soldado PM Camargo, realizava patrulhamento pela Vila Mineira e ao passarem pelo cruzamento das ruas José Lopes de Oliveira (prolongamento da 13 de Maio), avistou o condutor Marcos Henrique de Melo conduzindo o veículo motocicleta XT 660 placa ECV-2335, tendo como passageiro Pedro Ernani de Souza Silva, indivíduo já conhecido nos meios policiais pela prática de tráfico de entorpecentes e por já ter envolvimento em guerras de gangue.
Como havia denúncia informando que o mesmo havia assumido o lugar do seu pai (leia abaixo), na venda de drogas e que havia sido preso alguns dias atrás, de imediato foi feita a abordagem e revista pessoal nos dois rapazes, sendo localizado em suas roupas duas porções de entorpecente envolto em plástico transparente, além da quantia de R$ 40,00. Já com o condutor da motocicleta nada de ilícito foi localizado.
Durante a abordagem eles informaram aos policiais militares que outros dois indivíduos estariam esperando em outra motocicleta próximo ao Shopping de Andradina, pela Av Guanabara e que todos iriam até a praia de Pereira Barreto, para consumirem o entorpecente ora localizado.
A equipe da Rocam deslocou até o estacionamento do Shopping onde foram abordados e revistados Paulo Sérgio de Melo, condutor da motocicleta XT 660 placa FUE-9268 e Gabriel Berengueli Siqueira. Com Gabriel foi localizada uma porção de entorpecente com as mesmas características (embalagem semelhante), que foi apreendida com o indiciado Pedro Hernâni. A PM informou que Gabriel já foi preso anteriormente em operação desencadeada pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (núcleo Araçatuba).
Foi solicitado apoio do Comando Grupo Patrulha (CGP), com sargento PM Crepaldi, para apoiar na condução dos quatro indivíduos até a DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, de Andradina, onde foi apresentado a ocorrência ao delegado Marcelo da Silva Zompero, que, após tomar ciência dos fatos, determinou a elaboração de boletim de ocorrência indiciando Pedro e Marcos por infringirem os artigos 33 (tráfico) e 35 (associação ao tráfico de drogas) e Artigo 28 (porte de entorpecentes), ambos da Lei de Tóxicos 11.343/06, onde consta várias denúncias de tráfico contra Pedro Hernâni, o “Jaquinha”.
Depois de elaborado o boletim de ocorrência, foram recolhidos para audiência de custódia os indiciados Pedro Hernâni de Souza Silva e Marcos Henrique de Melo. Gabriel foi indiciado por porte de entorpecentes e Paulo Sérgio figurou como testemunha. Esse dois últimos foram liberados ao final da ocorrência.
A motocicleta Yamaha XT 660, na cor preta, placa EVC – 2335 foi apreendida por ser usada para a prática de tráfico de entorpecentes.
Um deles disse ao delegado de Polícia que a droga é o restante de uma porção maior que ele havia comprado na cidade de Três Lagoas/MS, para o consumo em comum entre os amigos.
“JACA”
Segundo a Polícia Militar, Pedro Hernâni, o “Jaquinha”, de 20 anos, é filho de Carlos Fernandes da Silva, o “Jaca”, 39 anos, que era morador da cidade de Nova Independência até ser preso recentemente pela Polícia Militar acusado de tráfico de entorpecente. Com ele foi localizado um tablete de maconha (Cannabis Sativa), pesando 125 gramas. O fiho teria continuado o “trabalho” do pai na traficância.
“Jaca” morou por vários anos na rua Alcides Fernandes Paiva, próximo do asilo, no bairro Pereira Jordão, em Andradina, onde também já havia sido detido outras vezes. Ele participou ativamente na primeira leva da guerra de gangue de jovens dos bairros Pereira Jordão e Benfica, até se ampliar para outros bairros.
Com tudo isso “Jaquinha” acabou se envolvendo também e a PM informa que o ele já é conhecido nos meios policiais pela prática de tráfico de entorpecentes e por já ter envolvimento em guerras de gangue como sucessor de seu pai.