ANDRADINA – Na noite do último dia 25, na Praça Moura Andrade aconteceu uma superaula de zumba, encerrando as atividades em alusão ao Outubro Rosa.
A iniciativa da Coordenadoria de Políticas para Mulheres com as Secretarias de Diretos Humanos e Cultura foi mais uma das ações de mobilização do Governo de Andradina com a finalidade de conscientizar e prevenir o câncer de mama e colo do útero, que mais atingem mulheres em todo o mundo.
“O Governo de Andradina agradece a todos pelo lindo exemplo de cidadania. Ver nossa Praça central enfeitada de rosa com adultos e crianças faz realmente nosso trabalho valer à pena, ainda mais para uma campanha tão nobre”, comentou o secretário de Direitos Humanos, Fabrício Carvalho.
Além de apresentações culturais com as crianças o “aulão de zumba” foi comandado pelos professores do Projeto Nasce (Núcleo de Atividades Socioculturais e Esportivas) que elaboraram uma coreografia especial com a música tema da campanha que simularam os movimentos do autoexame.
“O Governo Municipal mobilizou todas as Secretarias neste mês de luta contra o câncer de mama com ações e orientações, principalmente pela rede de Saúde e nesta noite nos reunimos para celebrar todo o trabalho realizado destacando a importância da prevenção”, comentou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Cássia Regina Ribeiro.
O Projeto Nasce está em praticamente todos os bairros da cidade, promovido pela Cultura oferece interação entre os moradores de cada comunidade, através de diversas linguagens da arte, levando acesso gratuito e a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com expressões artísticas da música, dança e do teatro.
Além de zumba, estão entre as modalidades dança de salão, street dance, capoeira, violão, dança do ventre, dança mix e balé.
“Podemos dizer que as oficinas também estão proporcionando elevação da autoestima, socialização e principalmente qualidade de vida. São em momentos assim que mais notamos tudo isso. Somos gratos pelo engajamento dos pais, das participantes da zumba, a equipe do Nasce e todos que colaboraram com este evento”, comentou a secretaria de Cultura, Marinalva Pereira.