Francisco Pereira de Brito, conhecido por Tico, foi baleado na frente de sua casa, no Jardim Nove de Julho, na noite de segunda-feira.
MOGI DAS CRUZES/SP – O corpo do secretário de Esportes de Ferraz de Vasconcelos, Francisco Pereira de Brito, o Tico, de 46 anos, foi enterrado por volta das 10h desta quarta-feira (11) no Cemitério da Saudade. Brito foi assassinado na porta de casa na noite desta segunda-feira (9) com mais de 20 tiros.
O velório foi na Câmara e teve movimento intenso de parentes e amigos desde a noite de terça-feira (10).
Segundo a polícia, os criminosos fizeram um motorista de aplicativo refém e usaram o carro dele para irem até a casa da vítima. Após o assassinato, os criminosos devolveram o carro para o motorista e mandaram que ele não denunciasse o caso à polícia.
O assassinato do secretário está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Mogi das Cruzes. Imagens de câmeras de monitoramento estão com a polícia. Elas mostram momentos depois do crime.
O carro desce a rua, logo atrás estão os criminosos correndo, um deles carrega uma espingarda. No total são quatro homens. O motorista do carro faz uma manobra para voltar pela mesma rua. Todos se aproximam e fogem no carro.
A Prefeitura informou que Brito estava há 3 anos no cargo e deixaria a Prefeitura no dia 30 para se candidatar a vereador.
Um assessor informou que o secretário foi atingido por tiros de uma arma calibre 12. Um boletim de ocorrência por homicídio, roubo de veículo e localização/apreensão de veículo foi registrado na delegacia de Ferraz de Vasconcelos.
O autônomo Walmor Ferreira da Silva ouviu os gritos de socorro. “Morreu na hora, foi na hora. Eu ouvi socorro, socorro e fui olhar e quando vi ele caído. Eu não vi o carro só vi o barulho dele saindo.”
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos enviou nota informando que “lamenta muitíssimo o ocorrido na noite de ontem (09), que resultou no falecimento do secretário municipal de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida, Francisco Pereira de Brito, conhecido como Dr. Tico. O titular da pasta era um excelente gestor, que desde o início de 2017 esteve à frente do Esporte ferrazense lutando para fazer uma cidade melhor, oferecendo qualidade de vida aos munícipes por meio de várias ações de impacto.”
Roubo do veículo usado no crime
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista de aplicativo de 38 anos contou que foi chamado no bairro São José, em Poá, para uma corrida até Ferraz de Vasconcelos. No local, dois passageiros embarcaram e, por volta das 22h, já na cidade de destino, os passageiros pagaram a corrida.
Nesse momento, o motorista relatou que foi surpreendido por duas pessoas armadas e com panos no rosto. Segundo o condutor, eles ordenaram que ele desligasse o carro e fosse para o banco traseiro.
Ele disse que foi levado até um matagal, onde ficou sob a vigilância de uma das pessoas que o abordou. Ela estava com uma faca. Os outros envolvidos avisaram o motorista que usariam o carro dele para assaltar uma pessoa que tinha dinheiro.
De acordo com o motorista, após uma hora os criminosos voltaram e entregaram o carro para ele. O motorista relatou ainda que teve o celular roubado e que foi orientado a não denunciar o caso à polícia. Ele disse que percebeu marcas de sangue na porta do passageiro e também no banco de trás do carro. Por isso, decidiu ir até a polícia.
O motorista afirmou que não sabe descrever os quatro criminosos que o abordaram.