Câmara Municipal de Jales (SP) — Foto: Rafael Honorato/TV TEM/Arquivo

Ministério Público denuncia vereadora de Jales por injúria racial

Caso ocorreu em janeiro deste ano, durante uma conversa de Ana Carolina Lima Amador (MDB) com uma funcionária do Legislativo. Na ocasião, ela teria chamado vereador de ‘gorila’. Em nota, disse não haver provas dos fatos alegados, e que se trata de uma retaliação política.

Uma vereadora de Jales (SP) foi denunciada pelo Ministério Público (MP-SP) por injúria racial.

Segundo a denúncia, o caso ocorreu em janeiro deste ano, durante uma conversa de Ana Carolina Lima Amador (MDB) com uma funcionária do Legislativo. Na ocasião, ela teria chamado o vereador Vanderlei Vieira dos Santos (União Brasil) de “gorila”.

Câmara Municipal de Jales (SP) — Foto: Rafael Honorato/TV TEM/Arquivo

Câmara Municipal de Jales (SP) — Foto: Rafael Honorato/TV TEM/Arquivo

Não há gravações da conversa, mas a denúncia do Ministério Público contra a vereadora ocorreu após relatos de testemunhas.

Além do processo penal, o promotor solicitou indenização de R$ 15 mil por danos morais.

“É triste saber que em pleno 2023 existe caso de racismo, ainda mais com a gente. Vemos casos acontecendo mundo afora, e chega até a gente. Torcia para que isso não fosse verdade. Tenho reconhecimento Jales, eleitores que gostam de mim e não votariam em gorila. Meus filhos não são filhos de gorila, então isso é para defender nossa raça, nossa cor, e dizer que preto é ser humano”, disse Vanderlei à TV TEM.

Em nota, a vereadora disse ter ficado surpresa com a denúncia, por não haver provas dos fatos alegados, e que se trata de uma retaliação política, confiando na justiça.

A presidência da Câmara disse que não vai se manifestar enquanto não houver decisão judicial a respeito do caso. Afirmou que internamente não houve denúncia à Comissão de Ética, que repudia qualquer tipo de discriminação e não compactua com manifestações de ofensa.

Fonte: G1/Rio Preto e Araçatuba

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!