ANDRADINA – Na manhã de quarta-feira (24), o Procon de Andradina, notificou a empresa provedora de sinal de internet AMERICA NET, para que preste esclarecimentos acerca do corte em massa do sinal de internet de diversos assinantes.

Constatado eventual erro da empresa, referente ao recebimento da mensalidade, o Procon solicitou o cancelamento da cobrança da multa e juros, bem como, o abatimento proporcional do dia sem os serviços/sinal de internet.
Direito do consumidor de internet
Qual o prazo para cancelar um serviço de internet?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, no Art.49, o consumidor tem direito ao arrependimento. O que isso quer dizer? Significa que ao contratar um produto ou serviço, desde que não seja na própria loja da operadora ou outra prestadora de serviços, o consumidor pode desistir do contrato em um prazo de 7 dias, a contar a partir de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.
Agora, se você contratou um plano de internet banda larga com fidelidade e está insatisfeito com o que está recebendo, para cancelar sua assinatura sem pagar nenhuma multa, o prazo é de 12 meses. Caso contrário, ao interromper o serviço você deverá pagar uma multa contratual de acordo com os meses que ainda restam de fidelidade.
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Pode cobrar instalação de internet?
O direito do consumidor de internet, os serviços de telecomunicações, como os planos de internet banda larga, têm permissão para cobrar taxas de adesão, mas não é uma regra. Ou seja, tem operadora que não cobra e outras cobram.
Mas e a taxa de instalação?
A taxa de instalação, como o próprio nome já diz, é cobrada pela operadora para fazer o serviço de instalação do equipamento ou produto na residência, ou empresa. Ela também é facultativa, mas atenção: a única exigência da Anatel é de que o valor seja informado ao cliente antes da instalação. Sendo assim, se não houver a comunicação da taxa, não aceite ser cobrado.
Quantos dias o cliente pode ficar sem internet segundo o Direito do Consumidor?
Conforme o Código de Defesa do Consumidor da Internet, os clientes de uma operadora de internet banda larga podem ficar por até 30 minutos sem o serviço, após esse tempo, os consumidores poderão solicitar um desconto ou um reembolso referente a esse período.
Caso você fique sem internet e a visita técnica demore mais de 48 horas, o Direito do Consumidor também garante o reembolso desse período. Mas é importante ressaltar que o reembolso não é automático e precisa ser solicitado pelo consumidor.
Outro ponto importante é que se o provedor avisar sobre a interrupção do serviço com até 7 dias de antecedência, o reembolso não pode ser pedido.
Caso você esteja passando por problemas no seu contrato de internet, você pode pedir a visita técnica na central de atendimento da sua operadora.
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Qual é o tempo máximo de fidelidade em contrato?
Atenção: nenhuma operadora pode passar de 12 meses o contrato de fidelidade, este é um direito do consumidor de internet. Mesmo que você continue utilizando o serviço, os termos de fidelidade se encerram.
Vale lembrar também que os contratos de permanência não são obrigatórios e os clientes podem escolher se querem aderir ou não à cláusula – muito embora as operadoras coloquem os planos sem fidelidade com valores muito acima do que permite o bolso dos clientes.
Ah! E se você continuar utilizando o serviço mesmo após o fim do contrato de fidelidade, lembre-se de que neste caso será possível cancelar a qualquer momento sem pagar nenhum tipo de multa.
Você pode tirar essa e outras dúvidas em um post detalhado que fizemos sobre os 9 Direitos do Consumidor de internet que você precisa saber. Confira, vale a pena se informar!
Tempo máximo de espera para visita técnica
Como já citamos antes, se a sua internet cair e você ficar por mais de 30 minutos sem o seu serviço de internet e acabar pedindo a visita técnica da sua operadora, o tempo máximo de espera é de até 48 horas segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ou seja, de até 2 dias após a solicitação.
E, caso você não seja atendido no prazo estabelecido, você terá direito a reembolso pelo período que ficar sem o serviço — mas o reembolso só vale se você solicitar.
Qual a velocidade mínima de internet?
Segundo a Anatel, as operadoras precisam entregar, no mínimo, 40% da velocidade contratada na medição instantânea e 80% na velocidade contratada no teste de medição média.
Para saber como está a velocidade da sua internet nesse momento, faça o teste de velocidade do Melhor Escolha.
Qual o tempo máximo de espera para instalação da internet?
Segundo a Anatel ao falar sobre o direito do consumidor de internet, todas as operadoras de telecomunicações devem respeitar o prazo de até 15 dias úteis para realizar a instalação de um equipamento ou serviço. O período começa a contar a partir da data da solicitação do serviço.
Secom/Prefeitura