Polícia Ambiental compareceu ao Jardim Brasilândia e constatou que o equino estava debilitado e magro por falta de alimento e água e não conseguia sequer se levantar.
DRACENA – Um homem, de 67 anos, recebeu uma multa de R$ 3 mil na sexta-feira (21), em Dracena (SP), por maus-tratos a um cavalo de sua responsabilidade. Além disso, o tutor do animal também irá responder pelo crime ambiental previsto no artigo 32 da lei federal n⁰ 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa.
Após receber uma denúncia, a Polícia Militar Ambiental compareceu ao Jardim Brasilândia e constatou que o equino estava debilitado e magro por falta de alimento e água e não conseguia sequer se levantar.
Um médico veterinário do setor de zoonoses da Prefeitura efetuou os primeiros cuidados e elaborou um laudo técnico. Após a aplicação de medicamentos, o animal se fortaleceu e voltou a pastar.
Os policiais elaboraram um auto de infração ambiental contra o tutor do animal, com multa no valor de R$ 3 mil, pela falta de acompanhamento de profissional habilitado no tratamento do equino.
Por não haver local disponível no momento para a destinação do animal, o cavalo permaneceu sob a responsabilidade do idoso autuado.