lions_sul1

Lions Andradina Sul realiza campanha de combate a diabetes

ANDRADINA – O Lions Clube Andradina Sul realizou na manhã do dia 23 de novembro, na praça Antônio Joaquim de Moura Andrade, Campanha de Combate ao Diabetes, em alusão ao Dia Mundial em prol da conscientização sobre a doença, com aferição de pressão arterial, medição da diabetes e distribuição de folheto explicativo sobre a diabetes.

Participaram do evento vários membros do Lions Andradina Sul, entre eles o delegado Seccional José Astolfo Junior, sua esposa, a advogada Ana Blaya e seus dois filhos médicos, também como voluntários, Rafael Blaya Fernandes Astolfo e Helena Blaya Fernandes Astolfo, além de alunos do curso de enfermagem da FISMA – Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina.     

Campanha do Dia Mundial do Diabetes alerta para importância de diagnóstico e mudança de hábitos

Diabetes mellitus é uma doença que pode causar uma série de complicações e, em casos mais graves, a morte. Mas, em contrapartida, é prevenida e tratada de maneira relativamente simples e, uma vez controlada, o paciente pode levar uma vida normal. Por isso, a campanha do mês de novembro, dedicada ao assunto é: “Saiba seu risco, construa um futuro saudável”, mobilizando hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e demais instituições de saúde para educar a sociedade sobre o tema. O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.

O diabetes é uma doença crônica metabólica que se caracteriza por níveis elevados de glicemia (e, por isso, os médicos fazem o teste de glicemia para avaliar a condição do indivíduo). Há vários tipos de diabetes, sendo que os mais comuns são o tipo 1, quando o corpo não produz insulina, e o tipo 2, quando o corpo não usa adequadamente a insulina produzida, situação normalmente associada à obesidade.

A obesidade e a falta de hábitos saudáveis são importantes fatores de risco, por isso é cada vez maior a importância de se conhecer os riscos de desenvolver diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, que orienta as instituições de saúde a realizarem ações informativas e uma caminhada para mostrar a importância da atividade física no combate ao diabetes.

A campanha tem por objetivo alertar a sociedade para prevenir o diabetes, a partir do conhecimento de seus riscos. Hábitos saudáveis como atividade física regular, menor consumo de alimentos processados e dieta equilibrada são uma defesa para o organismo. 

Endocrinologistas dos hospitais universitários afirmam que estratégia, como o tratamento do diabetes exige uma tomada de decisão por parte do paciente em relação a seus hábitos, é fundamental que todos conheçam os riscos para se cuidar. Desta maneira, os pacientes são orientados a medir a glicemia e aprender a balancear as refeições.

Fatores de risco para diabetes:

. Diagnóstico de pré-diabetes;

. Pressão alta;

. Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;

. Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;

. Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;

. Doenças renais crônicas;

. Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg;

. Diabetes gestacional;

. Síndrome de ovários policísticos; (com sites especializados)

MIL NOTICIAS

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!