ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue (PCdoB) se reuniu, na tarde da última quinta-feira (12), com os coordenadores do Cursinho Diferencial que é uma parceria entre o Governo de Andradina e a Unesp de Ilha Solteira.
Na reunião, Tamiko discutiu diretrizes para continuar o projeto do cursinho que é oferecido gratuitamente e vem mudando a vida de muitos alunos desde que foi instalado em 2013. Participou do encontro os coordenadores Gustavo Barone e Tiago Garcia.
“Este é um exemplo de uma política pública que deu certo e vem concretizando o sonho de muitos jovens que querem entrar na faculdade”, comenta Tamiko explicando que o curso prepara os alunos para os vestibulares, tem alto índice de aproveitamento, especialmente nas faculdades públicas e a cada ano aumenta o número de inscritos.
A secretária de Educação, Lucilene Novaes dos Santos, destaca que o projeto oferece acesso às aulas preparatórias de alto nível que possibilitam o ingresso nas melhores faculdades e é essencialmente destinada aos jovens que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Os alunos que participam do projeto, ainda terão isenção no vestibular da Unesp.
As aulas são ministradas por universitários do Campus de Ilha Solteira sob a coordenação e orientação pedagógica dos professores doutores do campus de Ilha Solteira. Além do material didático de qualidade, a principal característica do Cursinho é oferecer troca de conhecimentos e informação.
A proposta do Cursinho foi sancionada pelo ex-prefeito Jamil Ono e teve o apoio da Câmara Municipal através de indicação do ex-vereador Marcelo Gimenez. Acompanhou também a reunião, o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernando Henrique Ramos, o secretário de Governo e Gestão Participativa, Haruo Kojo e o secretário de Administração, Luiz Henrique Pereira.
Inscrições para processo seletivo
Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo deste ano que vão até às 20h do dia 02 de fevereiro através do site www.feis.unesp.br/cursinho. Serão 168 vagas. Com 60 questões de múltipla escolha, a prova está prevista para o dia 09 de fevereiro em locais a serem divulgados.
Um dos pré-requisitos para se inscrever é ter concluído ou estar cursando o 3º Ano do Ensino Médio em escolas da Rede Pública, incluindo escolas da Rede SESI. Alunos de escolas particulares só serão aceitos mediante comprovação de bolsa, de no mínimo, 50% de desconto.