Ex-prefeita de São Paulo irá disputar o comando da Casa com outros cinco deputados; aos 82 anos, ela está em seu quinto mandato de deputada federal.
Brasilia/DF – A Deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) oficializou nesta quarta-feira (1º) sua candidatura à presidência da Câmara. Ela obteve o apoio da bancada do PSOL, que tem seis deputados na Casa.
A parlamentar oposicionista irá concorrer na eleição desta quinta (2) contra, pelo menos, outros cinco colegas do Legislativo.
Ex-prefeita de São Paulo, Erundina está com 82 anos. A parlamentar de São Paulo, que está exercendo seu quinto mandato na Câmara, se filiou ao PSOL em março do ano passado, após romper com o PSB alegando “divergência ideológica”.
“Nos últimos dias, o PSOL dialogou com essas forças polÃticas [da oposição] na tentativa de construir compromissos. Não dá para, no dia seguinte de uma eleição, que não tenha um rebatimento na prática. […] Não faria sentido abrirmos mão dos nossos compromissos, da nossa atuação na Casa a troco de um processo que vai terminar amanhã”, disse Erundina, ao justificar o motivo de o PSOL ter decidido lançar uma candidatura própria.
Além de Erundina, devem concorrer ao comando da Câmara o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF), André Figueiredo (PDT-CE) e Júlio Delgado (PSB-MG).
Rodrigo Maia é considerado favorito na disputa interna. Até o momento, 11 bancadas da Câmara já anunciaram apoio ao deputado fluminense: PV, PP, PRB, PSD, PR, PSB, PHS, PSDB, DEM e PTN.
Ele, no entanto, ainda não oficializou a candidatura em razão de questionamentos jurÃdicos de adversário. Nesta terça (31), Maia finalmente assumiu que disputará a reeleição e disse que oficializará a sua candidatura nesta quarta. Os deputado têm até as 23h para se lançar na corrida pela presidência da Casa.
Para ser eleito, um candidato à presidência da Câmara precisa obter, na eleição secreta, a maioria dos votos, desde que estajam presentes à sessão, pelo menos, 257 dos 513 deputados.