ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue participou na manhã da última terça-feira (7), da 2ª edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade realizada na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina.
Tamiko, que esteve acompanhada dos Secretários de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas Alves, de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Henrique Senise, declarou que esse evento preparado pela unidade é muito importante e dessa forma garante aos reeducandos a oportunidade de conquistar o direito a cidadania.
Com o objetivo de fornecer serviços básicos que vão desde a emissão dos documentos pessoais, atendimento médico e jurídico e palestras preventivas e de orientação ministradas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e de Promoção e Assistência Social, a segunda edição da jornada ainda contou com a entrega de certificado escolar (Ensino Fundamental, ciclo II e Ensino médio).
“O Governo de Andradina através de uma parceria importante com a Penitenciária garante o funcionamento da fábrica de tubos, lajotas e guias de concretos, e isso também traz perseverança na condição de cidadão”, explicou Tamiko, que ainda comentou que a liberdade é o bem mais precioso do ser humano, assim como a educação, e a Jornada da Cidadania é mais uma ação que busca a reinserção de quem por algum motivo cometeu algum erro.
O diretor da unidade prisional, Jair Silva da Costa, agradeceu a participação das autoridades e afirmou que a garantia dos direitos vem acontecendo todo o ano e através de parcerias e oportunidades como a do Governo de Andradina e a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), com utilização de mão de obra dos detentos na fábrica de tubos do município. “O trabalho que buscamos é garantir a reintegração social”, explicou Jair.
Estiveram presentes o juiz da Vara de execuções Criminais da comarca de Andradina, André Luiz Tomasi Queiroz, a juíza da 2ª vara, Fernanda Oliveira Silva, o promotor de justiça de Araçatuba, Lindson Gimenes de Almeida, o defensor público de Araçatuba, Angelo de Camargo Dalben e representando o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o 1º Tenente André Luiz Caldeira, a dirigente de ensino, Selenia Silvia Witter de Mello, Antonio Marcos Idalgo, representando a diretora da Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), Lucia Casalli, entre outras autoridades.