ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue recebeu, na tarde do último dia 10, em seu gabinete, a visita do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que esteve acompanhado do presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Alta Noroeste, Shinichi Yassunaga, enquanto cumpria uma agenda com prefeitos descendentes da colônia japonesa na região de Araçatuba.
A prefeita Tamiko, que esteve acompanhada do assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, agradeceu a presença do Cônsul, e afirma que essa é também uma maneira de estreitar os relacionamentos da cidade e região com o país oriental. “O trabalho e a cultura dos imigrantes foram inseridos na sociedade brasileira, especialmente aqui na região Noroeste que é o berço da imigração no Brasil”, comenta Tamiko da importância da visita do cônsul.
Diante da parte da colônia japonesa em Andradina, Takahiro referiu-se a visita realizada ao município em abril de 2016, uma rara oportunidade vivenciada, o que o faz voltar sempre a um município tão hospitaleiro. “Virei sempre que tiver oportunidade, e será com muito entusiasmo”, declarou o Consul.
Tamiko ainda aproveitou para agradecer os representantes da comunidade nipo-brasileira presente na recepção preparada ao cônsul. Ainda estiveram presentes o secretário interino de Habitação, Eduardo Hara, o vereador Márcio Makoto e o subtenente do Exército, Leonardo Minakawa, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02 007, o presidente da AACEA (Associação Assistencial e Cultural e Esportiva de Andradina), Paulo Matssunaga, o presidente do templo Honpa Hongwanji (Igreja Budista), Tooru Kogima, a presidente do Fujin-Kai (AACEA), Satie Utiyama, a presidente do Fujin-Kai (Honpa Hongwanji), Ivone Sawasaki, e representando a Seicho-No-Ie Luiz Carlos Nakatsuka.