ANDRADINA – No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, a prefeita Tamiko Inoue fez visita especial aos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sendo recebida pela presidente da APAE, Silvia Garcia de Almeida, pela diretora, Lídia Nakaguma Shimizu, além de toda a equipe da instituição.
Tamiko destaca a fundamental conscientização sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão dos portadores de Down na nossa comunidade. “Muitas crianças vem ao mundo para iluminar as famílias. Os portadores de Down têm capacidades infinitas, de crescerem, se desenvolverem, trabalharem e serem muito felizes. O objetivo de nossa vida é ser feliz”, comentou a prefeita durante o encontro.
O Governo de Andradina hoje mantém convênio com a Apae para acolhimento e trabalho multidisciplinar com 55 alunos através do AEE (Atendimento Educacional Especializado). “Aqui as crianças encontram toda a estrutura para a sua qualidade de vida, estímulos adequados, e perfeitas condições para ocuparem seu espaço na sociedade”, explica a secretária de Educação, Lucilene Novaes.
A data (21/03) foi escolhida em referência ao número do par do cromossomo 21 em que ocorre a trissomia (aparecimento dos três exemplares). Durante a visita mães dos alunos fizeram declarações emocionadas de quanto a instituição mudou o desenvolvimento de seus filhos e consequentemente trouxe felicidade a toda a família. Os alunos Danilo e Dani que estão inseridos no mercado também se apresentaram a todos.
A secretária de Direitos Humanos e Promoção à Cidadania, Paola Kotaki, lembrou do trabalho que é feito no Projeto Oficina de Trabalhos Experimentais, pelo Governo de Andradina em parceria com a empresa JBS e Apae, onde alunos com necessidades especiais tem a oportunidade de receber capacitação profissional em um programa de inclusão social. “O curso tem a
finalidade de trabalhar no desenvolvimento de jovens especiais oferecendo-lhes treinamentos específicos e oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, completa.