ANDRADINA – A Secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina comunica que foi prorrogada até o dia 23 de junho a vacinação contra a gripe influenza para os grupos prioritários da campanha 2017.
“Nesse período vacinaremos também pessoas de 55 a 59 anos, além das gestantes, idosos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos e mães com bebes de 0 a 45 dias. É importante ressaltar que a vacina contra a gripe é eficaz na prevenção da doença e suas consequências, precisamos estar atentos”, disse o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez, destacando que a população deve procurar posto de saúde mais próximo da sua casa.
Entre os fatores de prevenção, Gimenez fala sobre o esclarecimento de que o vírus sofre mutação constante. “Por exemplo, se você se vacinou ano passado, é preciso repetir a dose, já que o vírus da gripe se transforma rapidamente, ou seja, o vírus que estava circulando ano passado é diferente do desse ano, é preciso vacinar de novo para garantir a eficácia”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, no caso das gestantes, por exemplo, os anticorpos são passados da mãe para o bebê no último trimestre da gestação e essa proteção acaba durando por alguns meses depois do nascimento.
Gimenez alerta que quando uma pessoa está com gripe continua espalhando o vírus até o término dos sintomas, por isso se todos se vacinarem, mesmo que uma pessoa adoeça as outras estarão imunizadas diminuindo consideravelmente os ricos de contagio.
‘’Nossa meta é alcançar um número cada vez maior de vacinados, só assim conseguiremos diminuir a propagação da gripe, por isso reforço o apelo a quem ainda não se vacinou e tem mais essa oportunidade para ir até o posto de saúde mais próximo de sua casa até o dia 23 de junho”.