ANDRADINA – Economizar água não é mais só um hábito saudável. É, também, uma grande responsabilidade com o futuro. Com algumas mudanças no seu dia-a-dia você pode ajudar a preservar esse bem tão precioso. Pensando nisso, a ARSAE elaborou dicas para que o uso da água seja feito de forma mais consciente. Aqui você pode aprender a fazer a sua parte evitando desperdício e garantindo economia na conta de água! É muito fácil.
Reutilize água
A água do último enxágue da máquina de lavar e da chuva podem ser usadas para lavar o quintal, regar plantas e até para dar a descarga nos banheiros. Use a máquina de lavar sempre com a capacidade total.
No tanque
Feche a torneira enquanto ensaboa a roupa e aproveite a água do enxágue para lavar panos de chão, para dar descarga, etc.
Limpeza da calçada/pátio
Use vassoura, e não a mangueira. Em 15 minutos, são perdidos cerca de 280 litros de água
Conserte vazamentos
Uma torneira que pinga a cada cinco segundos libera, ao final de um dia, mais de 20 litros de água
Escovando os dentes
Feche a torneira enquanto escova os dentes, e abra só para enxaguar.
Lavando a louça
Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de laválos. Jogue-os no lixo, nunca no ralo da pia. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Abra só na hora de enxaguar. Se você tem uma lava-louças, use-a somente quando estiver na capacidade total.
Deixe as panelas de molho
Principalmente aquelas sujas de molho, fritura ou com muita gordura. Fazendo isso, você se esforça menos e ainda economiza água na hora de lavá-las.
Lavando frutas e verduras
Não lave embaixo da torneira. Prefira uma bacia e use uma escova vegetal para remover as sujeiras.
Descongelando alimentos
Não use água da torneira para descongelar alimentos. Descongele na geladeira um dia antes.
Torneiras
Use torneiras com arejador, um dispositivo barato e fácil de instalar que aumenta o volume da água com bolhas de ar e tem menos vazão.