CASTILHO – A Polícia Militar prendeu na noite de quinta-feira (14), o operador de máquinas José Vitorino da Silva Neto, o “Côco”, de 47 anos e o borracheiro Ivanilso Rodrigues da Silva, o “Neguinho”, de 22 anos, os dois da Vila Alegre, em Três Lagoas/MS, porém, acampados na estrada vicinal de acesso ao aeroporto internacional de Urubupungá (desativado), no município de Castilho/SP, acusados de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, depois de flagrados com uma pistola 9 mm e um revólver calibre .38mm, além de 83 munições e um coldre. Encaminhados ao plantão da Delegacia Seccional de Andradina, foram indiciados e recolhidos à cadeia de Pereira Barreto, à disposição da Justiça. As armas e as munições foram apreendidas pela Polícia Civil.
A prisão da dupla aconteceu quando uma equipe de Força Tática da PM, composta pelos sargentos Alexander e Fernandes, além do cabo Souza, realizava patrulhamento município de Castilho, mais precisamente nas proximidades do acampamento “Aeroporto”. Em dado momento avistou uma dupla em uma motocicleta que, ao avistar a viatura da PM, o piloto realizou o retorno.
Dando continuidade ao patrulhamento, a equipe deparou com o mesmo individuo que evadiu-se da viatura, misturando-se a um grupo de pessoas nos fundos do referido acampamento. Foi rapidamente abordado e revistado, porém, durante busca pessoal nada de ilícito foi encontrado. Porém, diante do nervosismo desse home, foi solicitado aos moradores a autorização para vistoriar os barracos.
Em vários deles nada de anormal foi localizado, porém, no barraco de numero 8 foram localizadas uma bolsas contendo duas armas, sendo uma pistola 9mm da marca Taurus, 2 carregadores, 78 munições de 9mm, um revolver da marca Rossi, cinco munições da marca CBC do mesmo calibre do revólver e um coldre.
Questionado ao proprietário do local sobre as armas, ele informou ser de propriedade de seu cunhado, Ivanilso, que confirmou ser dono “somente” do revólver. Diante das contradições, os dois receberam voz de prisão em flagrante e encaminhados à Seccional de Andradina, onde o delegado plantonista, Rafael Zangaleto, ratificou as duas prisões, sem direito à fiança.
Em consulta via Processamento de Dados do Estado do Mato Grosso do Sul, foi contatado que os dois homens possuem passagem na Polícia por roubo (Artigo 157). Também durante pesquisa realizada no estado de MS, com o apoio do soldado PM Resende, do GP de Castilho, foi constatado que Ivanilso está foragido do sistema prisional daquele Estado, depois de beneficiado com uma saidinha temporária, onde cumpria pena por condenação a mais de 5 anos em regime fechado pelo crime de roubo.