ANDRADINA – O 28º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I), sediado em Andradina, realizou na tarde da última quarta-feira (25), a chamada Operação Visibilidade, que contou com apoio do helicóptero Águia 8, baseado no CPI 10, em Araçatuba. O cabo PM Donegatti, um dos responsáveis pelo Programa Vizinhança Solidária em Andradina teve o privilégio de sobrevoar todos os bairros da cidade, passando as coordenadas para os policiais a bordo.
Antes do início da operação estiveram presentes na sede do 28º Batalhão algumas crianças que foram tirar fotos ao lado da aeronave.
A Operação Visibilidade tem o objetivo de intensificar as ações de polícia ostensiva nas principais vias da cidade, a fim de garantir o cumprimento das normas relativas à segurança, garantir a livre circulação, evitar acidentes e preservar vidas no trânsito.
IMPORTÂNCIA DA OPERAÇÃO
Neste ano, a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito, realizou até junho último, 11.972 (onze mil novecentos e setenta e duas) Operações de Visibilidade, com foco na fluidez do trânsito e 3.869 (três mil oitocentos e sessenta e nove) Operações de fiscalização em toda cidade de São Paulo, na seguinte conformidade: 1.472 (mil quatrocentos e setenta e duas) Operações Direção Segura, popularmente conhecidas como Blitz da Lei Seca, 1.606 (mil seiscentas e seis) Operações Cavalo de Aço, que tem como foco a fiscalização das motocicletas e dos seus ocupantes, 245 (duzentas e quarenta e cinco) Operações de Fiscalização de Caminhões, 42 (quarenta e duas) Operações do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e 504 (quinhentas e quatro) Operações MECS, cujo objetivo é fiscalizar veículos que circulam em mau estado de circulação, comprometendo a segurança no trânsito.
Durante as Operações, foram fiscalizados 121.696 (cento e vinte e um mil seiscentos e noventa e seis) veículos, sendo, 64.913 (sessenta e quatro mil novecentos e treze) motocicletas, 5.366 (cinco mil trezentos e sessenta e seis) caminhões, 1800 (mil e oitocentos) coletivos e 49.617 (quarenta e nove mil seiscentos e dezessete) automóveis.
Deste total, 14.475 (quatorze mil quatrocentos e setenta e cinco) veículos foram removidos para os pátios de recolhimento do Órgão Estadual de Trânsito.
Nestas Operações, 67.721 (sessenta e sete mil setecentas e vinte e um) condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que deste total, 9.362 (nove mil trezentos e sessenta e dois) foram autuados por terem sido flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou por se recusarem a se submeter ao teste de alcoolemia. (COM INFORMAÇÕES DA PM)