ANDRADINA – “O câncer é uma doença enfrentada por significativa parte da população. Não distingue a raça, orientação sexual ou religiosa. É um problema universal, por isso precisamos de todos para vencer essa luta.” Assim o advogado e provedor da Santa Casa de Andradina, Dr. Fábio Óbici, abriu o evento que marcou o lançamento oficial da construção do Instituto do Câncer de Andradina. O evento ocorreu em janeiro nas dependências da Câmara Municipal, logo após o anúncio do acordo firmado entre a Santa Casa de Andradina e o grupo de médicos oncologistas responsáveis pelo novo instituto.
A parceria entre médicos oncologistas e a Organização Social de Saúde da Irmandade Santa Casa de Andradina inauguram nesta sexta feira (28) o ICAN – Instituto do Câncer de Andradina. Um grande sonho para a cidade de Andradina e toda a região, onde pacientes oncológicos que viajam centenas de quilômetros para realizar o procedimento, terão tratamento mais próximo.
Com um investimento inicial que ultrapassará R$ 300 mil, a nova ala é constituída de uma farmácia de diluição de quimioterápicos e local de infusão de medicação, construídos para oferecer aos pacientes de Andradina e região a oportunidade de receber o tratamento oncológico sem a necessidade de procurar auxílio em outros centros distantes.
A parceria entre o Instituto do Câncer de Andradina e a Santa Casa vai atender os 14 municípios da região, sendo capaz de tratar todos os casos de câncer entre os adultos da população regional. Cerca de 230 mil pessoas.
“Com as instalações concluídas o ICAN será capaz de iniciar o tratamento de praticamente todos os casos de câncer que venham acontecer na região”, afirmou o médico Dr. Bruno Andraus Filardi, médico oncologista e Doutor em Medicina pela USP – Universidade de São Paulo – e ainda acrescentou que, “a Santa Casa de Andradina está dando um passo gigantesco com a chegada do Instituto de Oncologia. Com a ajuda de sua competente administração, conseguimos iniciar as obras com previsão de inauguração para o próximo mês de agosto, mas devido a alguns problemas burocráticos, tivemos que adiar para este mês.”
A equipe que estará a frente do ICAN é constituída por 9 médicos, que trabalharão direta e indiretamente pelo novo Instituto do Câncer, que será coordenada pelo médico oncologista Dr. Bruno Filardi, que já reside no município de Andradina e será capaz de oferecer o tratamento clínico e cirúrgico para quase todos os tipos de câncer.
O diretor financeiro da Santa Casa, Douglas Tagliavini diz que, “um dos diferenciais do ICAN é a formação da equipe médica, todos são extremamente competentes e possuem uma vontade que é essencial, além disso nosso Instituto vai oferecer à população um tratamento oncológico encontrado somente nos grandes centros do país.”
A diretoria e Conselho da Santa Casa de Andradina estão realizando um sonho em fazer de Andradina uma referência em saúde. Exemplo disso é o Plano Diretor da Santa Casa, onde consta a reforma completa da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), novos aparelhos e construção do Centro de Hemodiálise, Hemodinâmica, ampliação e reforma do Centro Cirúrgico, mais leitos, e a construção do Instituto do Câncer que será inaugurado nesta sexta feira.
“É realmente uma grande alegria poder oferecer em Andradina um serviço de alta tecnologia vista apenas nos grandes centros, que será capaz de proporcionar o tratamento oncológico para as pessoas que hoje, além de sofrer com a doença, ainda têm que realizar longas e cansativas viagens para receber o seu tratamento. Quer seja durante o tratamento propriamente dito, no diagnóstico ou seguimento, o paciente e a família poderão contar conosco para auxiliá-los com o que existe de melhor aqui, em sua própria cidade”, explica Dr. Bruno Filardi. “Além da quimioterapia, ao trabalhar em conjunto com excelentes cirurgiões já existentes em Andradina, poderemos realizar as cirurgias também na Santa Casa de Andradina que, inclusive, já disponibilizou novas salas do centro cirúrgico para isso, É realmente uma esperança e alívio para as pessoas que sofrem da doença”.