Equipamento parou de ponta-cabeça no fim da tarde desta sexta-feira (12). Usuários presos a 4 metros de altura foram aparados por funcionários; não houve registro de feridos.
BRASÍLIA/DF – Uma falha em um brinquedo conhecido como “mixer” deixou mais de 10 pessoas presas na tarde de sexta-feira (12) – feriado de Dia das Crianças – em um parque de diversões na região central de Brasília. Funcionários e outros usuários precisaram aparar as vítimas que estavam penduras a cerca de 4 metros de altura. Não houve registro de feridos.
Quem participou do resgate disse que foram “mais de cinco minutos de desespero”. Em uma das gravações, funcionários da manutenção usam uma escada para retirar as pessoas do local. O parque estava cheio devido o Dia da Criança.
A administração do parque Nova Nicolândia conversou com a reportagem e disse que o brinquedo passou por manutenção no dia anterior. O diretor Marco Antônio de Souza afirmou que pensa em desativar o equipamento, adquirido em 2015 pelo parque.
Segundo o diretor, na sexta (12), cerca de 5 mil pessoas passaram pelo parque de diversões, data em que a unidade completa 40 anos em Brasília.
Desespero
O jornalista Stuart Figueiredo estava no brinquedo, por volta das 17h, no momento em que ele parou no ar. Pendurado de ponta-cabeça, ele contou que conseguiu descer, mas os filhos de 10 e 13 anos só foram resgatados depois.
“A gente vê em filme e não acredita que vai acontecer de verdade. Eu só pensava nos meninos desesperados. A gente foi pra se divertir e aconteceu isso”, completou o jornalista.
Nas imagens, é possível ouvir os gritos de quem ficou pendurado, preso apenas pelas mãos. Em outra gravação uma mulher aparece pendurada, com o corpo quase todo pra fora do brinquedo. Ela se movimenta tentando sair, até que despenca e é aparada por outras pessoas no solo.
A farmacêutica Josiane Pereira também filmou pessoas penduradas no equipamento. Ela disse que estava em um brinquedo ao lado, com a família. “Quando vimos as pessoas penduradas, meu marido desceu para ajudar”.
Segundo Josiane, logo após o resgate, quatro pessoas foram levadas para administração do parque. Algumas chegaram a desmaiar. Lá, as vítimas foram atendidas por brigadistas do local.