Um adolescente de 17 anos e um maior, de 21, foram flagrados antes de cometerem o roubo; Menor foi liberado no ato e maior no dia seguinte em audiência de custódia
ANDRADINA – Uma equipe da ROCAM – Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas formada pelos cabos Lima Augusto e Vitório deu uma resposta positiva à sociedade nos primeiros minutos da madrugada de sábado (17), quando flagrou uma dupla minutos antes de cometer um assalto contra um restaurante e peixaria localizado na rua Homero Rodrigues Silva, centro. Foi preso o ajudante geral Deivid Paul Santos Araújo, de 21 anos, residente na rua Quintino Bocaiuva, bairro Santo Antônio, com uma pistola Beretta, calibre .635, número B 85147, porém, sem munição. Encaminhado ao plantão policial, foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor, sendo recolhido à cadeia de Ilha Solteira.
A detenção do ajudante geral e um adolescente de 17 anos, morador na rua Evandro B. Calvoso, também no bairro Santo Antônio, aconteceu enquanto a equipe da Rocam realizava patrulhamento pelo centro da cidade e ao passar pelo cruzamento das ruas Homero Rodrigues Silva (também conhecida por Guararapes), percebeu que a dupla estava escondida e observando o estabelecimento comercial Empório do Peixe, que estava encerrando o expediente naquele momento.
Os policiais militares então decidiram pela abordagem da dupla, tendo o ajudante geral corrido pela Homero, no sentido das ruas Bandeirantes para a São Paulo, sempre segurando um objeto na cintura, sendo seguido de perto pelos militares em suas motocicletas. Em certo momento da fuga ele arremessou embaixo de um veículo a pistola que trazia consigo, sendo imediatamente abordado e revistado.
Os policiais foram então embaixo do veículo .ver o que ele havia ‘dispensado’ e localizaram a Beretta, porém, estava sem munição.
Depois da prisão do acusado os PMs, com apoio das demais equipes de patrulhamento localizaram o adolescente que o acompanhava em cima de uma árvore no cruzamento das ruas J. A. de Carvalho com a rua São Paulo, próximo da Casa de Cultura Cora Coralina. Com ele nada de ilícito foi localizado.
Questionados separadamente sobre a arma e qual a intenção de estarem com ela, o adolescente informou os dois iriam praticar um roubo no estabelecimento comercial que estava encerrando as atividades, pois naquele momento haveria mais dinheiro e poucas pessoas no local.
Os dois receberam voz de prisão e apreensão e conduzidos ao Plantão Permanente, onde foram apresentados ao delegado de Polícia Carlos Falsiroli, que ratificou a voz de prisão ao maior, o ajudante geral Deivid Paul Santos Araújo, com base na Lei 10826/03, artigo 14 Porte ilegal de armas e Lei 80690/90, artigo 244 “b” do E.C.A – Estatuto da Criança e do Adolescente: corrupção de menores. O indiciado foi recolhido à cadeia pública de Ilha Solteira e o adolescente liberado ao seus pais.
PM PRENDE, JUSTIÇA SOLTA
Para surpresa dos policiais militares que efetuaram a prisão da dupla e obteve a confirmação do adolescente que a intenção era mesmo praticar o roubo contra o restaurante e peixaria, o menor foi liberado pela Polícia Civil aos pais dele ainda no ato da elaboração do boletim de ocorrência.
Já o maior, depois de permanecer una noite na carceragem do plantão policial, foi encaminhado no dia seguinte ao fórum local para ser ouvido em audiência de custódia, onde o juiz determinou que ele vai responder ao processo em liberdade.