Pai e filho participaram do furto dos 34 porcos e um terceiro, acusado de receptação, comprou parte deles. Um dos ladrões conseguiu fugir durante perseguição da PM
ANDRADINA – A Polícia Militar prendeu na noite de sábado (15), o serviços gerais Marcos Vinicius Rocha dos Santos, de 22 anos, residente na rua Holanda, Jardim Europa, acusado de furto qualificado de 34 porcos de um criadouro na Fazenda Progresso na rodovia Euclides Oliveira Figueiredo, a “rodovia da Integração” e o encarregado de máquinas E. L. A., 45 anos, de receptação culposa dos suínos. Um terceiro indivíduo, Marcos Pereira dos Santos, 55 anos, pai de Marcos Vinicius, está foragido. Encaminhados ao plantão policial, Marcos Vinicius foi recolhido à carceragem até a audiência de custódia e o acusado de receptação culposa liberado.
A prisão da dupla aconteceu quando uma equipe de Força Tática formada pelo sargento PM Fagundes, cabos Gomes e Richard, foi informada de que um furto de vários suínos que estava em andamento pela Granja (criadouro) da Fazenda Progresso (bairro rural Primavera), e dava conta de que duas pessoas estavam em um veículo VW Parati prata, na pratica do crime.
A equipe iniciou patrulhamento pela referida rodovia, percorrendo sentido Andradina/Nova Independência e, já próximo ao posto Primavera, os policiais visualizaram o veículo Parati com dois indivíduos seguindo em sentido contrário. No momento em que os policiais retornaram rapidamente e os dois perceberem a manobra da viatura, iniciaram fuga em alta velocidade, sendo acompanhados de perto.
Os ocupantes da Parati entraram em uma estrada de terra, quase ao lado do posto de gasolina, momento em que um dos ocupantes saltou do veículo e conseguiu se evadir para uma mata ali próximo, que seria o passageiro e pai do motorista.
Já o condutor do veículo M. V. R. S., 22 anos, foi detido no interior do Sítio São Manoel (bairro Primavera), revistado e preso. No interior do veículo parati, estavam quinze suínos vivos.
Ao entrevista-lo, ele informou que juntamente com seu pai Marcos, que se evadiu e é funcionário da Granja na fazenda Progresso, praticaram o furto dos suínos.
Após verificar junto à vítima que o veículo Parati tinha estado por duas vezes na data do furto na granja de suínos, foi realizada nova entrevista com M. V., e este acabou por confidenciar, que de fato ele juntamente com o seu pai Marcos, realizaram dois furtos naquele dia e que o receptador seria o proprietário do Sítio São Manoel E. L. A., (45 anos), sem criminal, que não tem passagem criminal.
Em revista pelas dependências do sítio, foram localizados em umas das baias da pocilga do referido local, mais dezoito (18) suínos, sendo um deles já abatido. Diante do material furtado e localizado, os envolvidos foram conduzidas ao Plantão, e os suínos foram devolvidos ao proprietário (Fazenda Progresso).
No Plantão foi elaborado o flagrante por furto qualificado/receptação culposa, ficando Marcos preso até a audiência de custódia e o proprietário do sítio E.L. A., liberado segundo o entendimento do delegado plantonista.
A Parati acabou sendo apreendida porque estava com o licenciamento vencido. Ela pertence a um funcionário de um supermercado da cidade, que disse que emprestou o veículo para Marcos Vinícius, mas não sabia que era para ele cometer o crime.
A ocorrência teve o apoio do sargento PM Paulino, cabos PMs Santos, Ronifren, Vanda, Piaci, Alécio, C. Santos e do soldado PM Carvalho.