Casal de Bauru (SP) fazia passeio panorâmico quando aconteceu o acidente. A mulher de Paulo Thiago Alves contou que ferimento na retina causou a cegueira em um dos olhos. Casal registrou queda.
UBATUBA/SP – O morador de Bauru (SP) que sobreviveu à queda de um helicóptero em Ubatuba, na terça-feira (1º), perdeu a visão de um dos olhos por conta dos ferimentos. A informação foi confirmada pela mulher de Paulo Thiago Alves, que também estava no helicóptero durante um voo panorâmico.
Vivian Carolina Cataldo, de 34 anos, sofreu ferimentos leves e recebeu alta a Santa Casa de Ubatuba no mesmo dia do acidente, que causou a morte de um pedestre.
De acordo com Vivian, o marido precisou ser transferido para o Hospital Regional de Taubaté por conta da ruptura na córnea, que acabou causando a cegueira em um dos olhos.
Ela gravou o acidente que aconteceu minutos depois da decolagem do voo panorâmico no litoral.
A mulher recebeu alta na quarta-feira (2), mas deve passar por uma consulta nesta quinta-feira (3) para avaliar a necessidade de uma cirurgia. Vivian e o marido passavam as festas de fim de ano na cidade do litoral norte paulista quando revolveram fazer o passeio de helicóptero. “A gente já foi várias vezes para Ubatuba e era algo que queríamos fazer e deu certo dessa vez”, conta.
Ela gravou o passeio até o momento da queda. No vídeo feito pelo celular é possível ver que o céu está limpo, com algumas nuvens, mas dá para ver bem a cidade e o mar. Pouco mais de um minuto da decolagem, um sinal sonoro, como se fosse um alarme, começa a apitar dentro do helicóptero. Logo em seguida a aeronave parece estar sem controle e cai no bairro, na área central de Ubatuba.
Em entrevista ao G1, Vivian contou que tudo foi muito rápido.
“Depois de um minuto e pouco da decolagem, o helicóptero já acendeu uma luz vermelha, começou um apito e quando vi estávamos no chão.”
O piloto nem chegou a ser hospitalizado, só passou por um exame de raio-x por precaução.
Acidente
A queda do helicóptero foi na manhã de terça-feira, no cruzamento entre as ruas Rodrigues de Abreu e Carlos Asseburgo, no bairro Itaguá, em Ubatuba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto perdeu altitude e fez, tecnicamente, um pouso forçado. Houve vazamento de combustível da aeronave e uma viatura fez a contenção do líquido. Nenhum imóvel foi atingido na queda.
Na queda, o helicóptero bateu em árvores, e pedaços da aeronave atingiram os carros que estavam estacionados na rua. Um morador de Ubatuba que estava na rua foi atingido pela aeronave e morreu no local.
A aeronave é um Robinson R44. A polícia disse que a documentação e as condições da manutenção do helicóptero ainda serão investigadas.