Mudar alguns hábitos faz uma diferença enorme na redução do consumo dos recursos hídricos. E ainda ajuda você a gastar menos na conta
ANDRADINA – O brasileiro consome, em média, 154 litros de água por dia, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. Se cada um fizesse a sua parte e conseguisse chegar ao recomendado pela ONU, só no Brasil a economia seria de 3,3 trilhões de litros de água ao ano. Sim, cada um pode fazer a diferença. E não é difícil dar o primeiro passo: reunimos, a seguir, orientações que vão ajudar nessa tarefa.
1 – Na pia
Se você escovar os dentes com a torneira aberta continuamente durante 5 minutos, consumirá 18 litros de água por escovação. Abrindo e fechando a torneira, o consumo cai para menos de 2 litros.
Um passo além: experimente escovar os dentes com apenas um copo de água. É eficiente e usa somente 250 ml de água.
2 – Com a descarga
Cada vez que você aperta a descarga, consome entre 7 e 12 litros de água, dependendo do modelo do dispositivo. Os mais gastões são as válvulas hidras e os mais econômicos são as caixas que ficam no alto, com uma cordinha. As caixas acopladas – especialmente aquelas com dois botões, um com mais pressão e outro com menos – também são econômicas. Elas consomem entre 3 e 6 litros de água.
Um passo além: reutilize na descarga a água do chuveiro e da máquina de lavar roupas.
3 – Com a louça
Duzentos e quarenta litros de água. É esse o gasto quando se lava a louça durante 15 minutos com a torneira aberta continuamente. Abrindo e fechando a torneira, o consumo cai para 70 litros. Mas dá para reduzir ainda mais esse gasto. Antes de começar a lavagem, certifique-se de que não há restos de comida. Para isso, passe o guardanapo que usou durante a refeição para tirar os excessos. Depois, siga esta ordem para lavar: copos, pratos, talheres e panelas – lembre-se de organizar bem a louça para que os itens mais engordurados não passem a sujeira para os mais limpos. É muito importante primeiro lavar tudo e, depois, enxaguar tudo. Se optar pela máquina de lavar louças, use-a somente na capacidade total. O gasto de água com a máquina chega a ser quatro vezes menor do que com a lavagem à mão, consumindo cerca de 40 litros.
Um passo além: encha a pia com água e use-a para lavar e enxaguar as louças. Isso reduz o consumo para 20 litros em 15 minutos de lavagem.
4 – Com a roupa
Uma máquina de lavar ligada uma vez ao dia gasta 135 litros de água, levando a um consumo mensal de 4.050 litros. Por isso é tão importante juntar o máximo de roupa possível para lavar tudo de uma vez. Se puder fazer uma pré-lavagem na bacia, deixando de molho as roupas mais encardidas no vinagre ou sabão de coco, isso facilita a limpeza e, consequentemente, reduz o consumo de água, já que é possível escolher um ciclo mais curto na lavadora.
Um passo além: Em vez de eliminar a água da máquina por um cano ou ralo, armazene-a em um balde grande. Assim, você poderá reutilizar esta água para lavar o chão da casa ou como descarga no vaso sanitário.
5 – Tomar banho
Em uma casa, um banho de 15 minutos com o registro aberto parcialmente consome 135 litros de água. Em um apartamento, onde a pressão é maior, esse gasto pode chegar a 180 litros. Além de reduzir o tempo de banho para 5 minutos, quando o consumo cai para 45 litros, dá para fazer mais. Você pode desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. Se ele demora para esquentar, encha um balde com a água fria desse período inicial e, depois, utilize-a para outros fins.
Um passo além: tome banho sobre uma bacia. Assim, toda a água do chuveiro pode ser armazenada e reutilizada depois. E a bacia serve também para calcular o tempo do banho: se está cheia, acabou.
OUTROS CUIDADOS
Não deixe os reparos para depois
Uma torneira mal fechada, mesmo que apenas gotejando, desperdiça 46 litros de água por dia.
Não compre água
Nunca compre água de garrafa, porque o plástico, além de difícil decomposição, consome muita água em sua produção. Carregue sua própria garrafa de água e sempre opte por um filtro, de preferência de barro, que não consome energia.
Elimine a mangueira da sua vida
Mangueira aberta é sinônimo de desperdício. Se usada por 10 minutos, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para regar as plantas, prefira o regador com chuveirinho, que molha um volume maior com menos água. E para outros usos, como lavar o carro, o ideal é usar balde e pano úmido.
DIVULGAÇÃO