Fogo começou em um canavial e se alastrou para a área de reserva. Bombeiros passaram a madrugada desta quarta-feira (28) tentando controlar as chamas.
CASTILHO – A queimada que atingiu uma área de reserva ambiental em Castilho (SP) dura mais de 40 horas. O fogo começou na noite de segunda-feira (26) e continua na manhã desta quarta-feira (28).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou em um canavial e se alastrou para a área de reserva. A corporação passou a madrugada desta quarta-feira (28) tentando controlar as chamas.
Ainda de acordo com o Bombeiros, a queimada está diminuindo por causa da queda da temperatura e também pelo aumento da umidade. O Parque Estadual do Aguapeí estava sujeito a ser atingido pelo fogo, mas a possibilidade foi descartada porque o vento mudou de direção nesta madrugada.
Outras duas grandes queimadas atingiram Castilho no mês de agosto. A primeira , foi na Ilha Cumprida, uma das maiores de água doce do centro sul brasileiro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas duraram três dias e destruíram uma extensa área. Por onde o fogo passou, restaram apenas cinzas e troncos de árvores queimados.
Segundo os moradores da região, o fogo começou no fim de semana, mas por causa do vento e da vegetação bem seca, se alastrou com facilidade. As causas da queimada ainda continuam em investigação.
A segunda queimada também atingiu uma área de preservação permanente. Ao todo, foram mais de 40h de combate às chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu uma área conhecida como Vila dos Operadores, às margens do Rio Paraná.