Menor de 12 anos distraiu a idosa com perguntas, enquanto o de 15 surpreendeu-a por trás puxando sua bolsa e a derrubando no asfalto.
ANDRADINA – A Polícia Militar aprendeu no final da manhã de quinta-feira, 17, um adolescente de 12 anos, residente nas rua Paes leme, e outro de 15, da rua São Sebastião, os dois no bairro Pereira Jordão, acusado de praticar um roubo contra uma idosa de 80 anos, residente na rua Euclides da Cunha, bairro centro, levando aproximadamente R$ 1,1 mil. Detidos e encaminhados ao 1º DP, foi indiciados por roubo/Ato Infracional, permanecendo a disposição da Vara da Infância e Juventude.
A detenção dos menores infratores aconteceu quando uma equipe de Rádio Patrulhamento (RP), formada pelos cabos PMs Paulo Eduardo e Balani, tomou conhecimento através do Copom de um furto em andamento pela rua Rio de Janeiro, próximo ao cruzamento com a rua D. Pedro I, centro e que os autores tomaram destino ao bairro Pereira Jordão.
Imediatamente deslocaram para o bairro citado para diligências, com objetivo de prender os indivíduos cujas características foram repassadas e no cruzamento das Ruas Alcides Fernandes Paiva X Rua Dom Pedro I, sentados na guia de sarjeta e ao vislumbrarem a viatura, ambos levantaram provavelmente para uma possível fuga.
Rapidamente foram abordados e revistados, nada de ilícito sendo localizado a princípio. Questionados sobre o roubo, ambos negaram.
Porém, depois de muita conversação, acabaram confessando o crime, afirmando que derrubaram a vítima ao solo e arrancaram a bolsa dos braços dela, o que provocou sua queda e ferimentos nos joelhos, cotovelos e nariz, necessitando de ser medicada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
Com a confissão dos autores, eles levaram os policiais militares até o local onde estavam os pertences subtraídas da vítima, em um terreno baldio, próximo ao local conhecido como “buracão”, tendo eles cavado um buraco e enterraram o dinheiro roubado da idosa, marcando o local com um pedaço de madeira.
Depois disso jogaram a bolsa com os pertences da vítima (documentos pessoais, pente, lenço), em um terreno baldio de difícil acesso e os pegaria posteriormente.
Diante da conduta criminosa dos menores, foi dada voz de apreensão aos dois infratores, sendo colocados no banco traseiro da viatura sem serem algemados e apresentados no 1° DP de Andradina. Foi dada ciência ao delegado Tadeu Aparecido Carvalho Coelho, que ratificou a voz de apreensão dos adolescentes .
A vítima foi socorrida por familiar para a Unimed onde foi atendida e diagnosticado ferimentos nos joelhos, nariz e luxação no braço direito.
Foram recuperados R$ 1.108,90 em moeda corrente, bolsa cor cinza, carteira vermelha, carteira preta e documentos pessoais). A ocorrência teve o apoio do CGP (Comando de Grupo Patrulha) Rocam – Rondas Ostensiva Com Apoio de Motocicletas uma equipe de Atividade Delegada.
Vítima e testemunha fizeram reconhecimento dos autores na presença do delegado e confirmaram serem eles os autores. Adolescentes ficaram recolhidos a disposição da justiça para apresentação em audiência de custódia na Vara da Infância e Juventude de Andradina. Uma conselheira tutelar acompanhou a ocorrência com os adolescentes.
O adolescente de 12 anos já esteve envolvido em roubo anterior, segundo policiais militares e, quando tinha 9 anos, após surto psicótico, destruiu uma sala na Escola Estadual Alice Marques da Silva Rocha, mesmo bairro em que mora.