RIO DE JANEIRO – Após a queda do helicóptero da Polícia Militar, bandidos divulgaram áudio comemorando o acidente. No vídeo, publicado na página Jacarepaguá Notícias, no Facebook, é possível ouvir os criminosos dizendo: “derrubamos o águia. Dominamos Jacarepaguá de ponta a ponta”.
A aeronave caiu por volta das 19h30m de sábado (19), na Gardênia Azul, próximo à Cidade de Deus, após intenso confronto entre policiais e bandidos. Quatro militares morreram no acidente, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Os militares mortos foram identificados como major Rogério Melo Costa (piloto), capitão Schorcht, subtenente Barbosa e sargento Félix.
Em nota, a Polícia Militar informou que os corpos dos militares foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). As causas da queda serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A imagem do helicóptero caído foi flagrada por uma câmera do Centro de Operações Rio da Avenida das Américas. A informação foi confirmada pela PM, que passou o dia em operação na região, após tiroteio com bandidos.
De acordo com o comandante Figueiredo, do 18º BPM (Jacarepaguá), ainda não é possível afirmar se a aeronave foi abatida por disparos dos criminosos. — Precisamos aguardar a perícia. Não é possível saber o que aconteceu sem todos os detalhes — diz.
Na manhã de sábado, o tiroteio provocou a interdição da Linha Amarela por cerca de uma hora, na altura da Cidade de Deus. De acordo a UPP Cidade de Deus, policiais encontraram bandidos armados durante patrulhamento pela comunidade, dando início a confrontos. Houve perseguição e, além da Linha Amarela, a Avenida Edgar Werneck também precisou ter o trânsito interrompido por alguns minutos. Horas depois, já durante operação do Bope, um segundo tiroteio causou nova interdição na Linha Amarela.
Homenagens a policiais mortos tomam conta do país
O domingo foi de homenagens em diversos batalhões, quartéis e Unidades de Polícia Pacificadora, no Rio de Janeiro. Os tributos são direcionados, claro, aos quatro policiais militares mortos no helicóptero que caiu em em um córrego próximo à Cidade de Deus, na Zona Oeste.
Foram registradas homenagens nas UPPs Fazendinha e Nova Brasília, no Complexo do Alemão, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro, além de um tributo também realizado por oficiais do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios).