Quatro pessoas foram assassinadas em acampamento cigano, em Sobradinho. Samambaia, Estrutural, Fercal e Itapoã registraram outros quatro assassinatos; vítimas são homens com idade entre 19 e 35 anos.
DISTRITO FEDERAL/DF – Registros da Polícia Civil e da Polícia Militar do Distrito Federal apontam que houve ao menos oito homicídios entre o último sábado (1º) e a madrugada desta segunda-feira (3). Todas as vítimas são homens com idade entre 19 e 35 anos.
A maioria das mortes ocorreu Sobradinho, onde quatro pessoas foram assassinadas em um acampamento cigano. Os outros crimes foram na Fercal, em Samambaia, na Estrutural e no Itapoã.
A Secretaria de Segurança Pública, (SSP-DF) informou que “monitora de forma prioritária os principais crimes contra e vida”. A pasta disse ainda que “destaca seu efetivo em áreas vulneráveis apontadas pelos estudos como medida de prevenção”
Corpo em porta-malas na Fercal
Na manhã de domingo (2), a polícia localizou o corpo de um homem dentro do porta-malas de um carro, na DF-205, na região da Fercal. A vítima foi identificada como Andreasmo Raposo Pires, de 35 anos.
De acordo com a Polícia Civil, o pedreiro foi morto pelo tio, de 28 anos, e pelo sobrinho, de 18 anos. Ambos confessaram o crime e foram presos ainda no domingo.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, delegado Laércio de Carvalho, o crime aconteceu quando o trio se preparava para sair. Eles contaram à polícia que estavam bebendo quando houve uma “discussão banal”.
“A vítima teria insinuado que o mais velho estaria usando drogas e ele teria revidado com outros xingamentos”, afirmou o delegado.
Apesar de estarem planejando saírem juntos, Carvalho disse que os autores do crime comentaram que tinham desavenças com a vítima, mas não deram detalhes das motivações.
Os dois detidos vão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Outros homicídios
Samambaia
Na manhã de sábado (1º), um homem de 30 anos foi morto a tiros em Samambaia. O caso ocorreu na quadra 516. Testemunhas disseram que os suspeitos passaram em um carro e atiraram.
- Itapoã
Na noite de sábado (1º), um jovem de 19 anos morreu baleado no Itapoã. O crime foi na quadra 318, em frente a um bar.
Estrutural
Na madrugada desta segunda (3), houve outra morte violenta, dessa vez na quadra 1, do Setor Leste da Estrutural. Segundo a Polícia Militar, um homem foi baleado na rua depois de uma discussão entre pessoas ainda não identificadas. No local, um grupo estava reunido ouvindo som automotivo.
O que diz o GDF
“A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) monitora de forma prioritária os principais crimes contra e vida e estuda a dinâmica, o dia, o local e a hora em que cada crime ocorre com maior frequência. Esses dados orientam o trabalho das forças de segurança.
Com isso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) destaca seu efetivo em áreas vulneráveis apontadas pelos estudos como medida de prevenção. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por sua vez, trabalha de forma técnica na identificação de possíveis grupos especializados.
O esforço conjunto das forças de segurança para reduzir a criminalidade no Distrito Federal superou as metas estabelecidas para 2019. Prova disso são os elevados índices de segurança alcançados no Distrito Federal, quando foram obtidas as significativas marcas de menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 35 anos, e o menor número de vítimas dos últimos 25 anos.
Todas as ocorrências de homicídios registradas neste último fim de semana estão sob investigação da Polícia Civil (PCDF).”