Andradina pertence a macrorregião de Araçatuba e restrições devem ser amenizadas
ARAÇATUBA – Depois de regredir para a pior fase do Plano São Paulo, a região de Araçatuba voltou, nesta sexta-feira (24), para a fase laranja, a segunda, e poderá reabrir o comércio a partir da próxima semana. As regiões de Rio Preto e Presidente Prudente continuam na fase laranja.
O plano estabeleceu regras de reabertura das atividades após o estado se tornar o epicentro da pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.
O Plano São Paulo determina, a partir das avaliações do Centro de Contingência, a classificação de cada região em um total de cinco fases: vermelha, laranja, amarela e verde e azul. Em cada nível há flexibilização controlada e escalonada de diferentes setores econômicos.
A avaliação leva em consideração a porcentagem de leitos ocupados, a variação de casos, internações e óbitos pela doença.
Na fase laranja, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos.
Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
O anúncio explicando as posições das regiões será feito durante coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (24).