Plano abrangerá nesse ano 250 pessoas inscritas para realizar a cirurgia de catarata; Câmara quer que no próximo ano Prefeitura remaneje verba para atender 400 pessoas ou mais
CASTILHO – Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou em sessão realizada na última segunda-feira (28/11), Projeto de Lei originário do Executivo, destinando verba para ser aplicada no plano municipal de combate à catarata. No primeiro momento 250 pessoas serão beneficiadas com as cirurgias realizadas na cidade de Buritama. Esse era um dos pedidos feitos pelos vereadores desde o ano passado.
Segundo os vereadores que usaram a Tribuna livre para justificarem seus votos, desde o ano passado a Câmara vem lutando para que a Prefeitura de Castilho destine verbas para serem revertidas para atendimento das pessoas que necessitam da cirurgia de catarata e, por ordem burocrática, ou falta de vontade mesmo, tem deixado a desejar.
“Castilho registra um alto índice de pessoas portadores de cataratas e por isso necessitam da cirurgia para resolverem seus problemas e, ao não serem submetidas às cirurgias, correm o risco de ficarem cegas com a demora”, disseram os vereadores Wagner de Oliveira, o “Waguinho, presidente da Câmara, Daniel de Oliveira, Devair José da Silva, Sebastião Reis de Oliveira, “Dêmis do Balcão de Empregos”, Flávio Nascimento, entre outros que fizeram uso da palavra.
HOSPITAL DOS OLHOS
O departamento é o único da região de Araçatuba, credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência. Há 17 anos, pacientes de 40 cidades procuram tratamento em Buritama.
Os principais serviços oferecidos pelo departamento são as cirurgias de catarata, pterígio, plástica oftalmológica, calázio, e o tratamento clínico como consultas, exames e procedimentos que tratam da Retinopatia Diabética, glaucoma e outras patologias. As principais patologias atendidas são as que não tratadas levam a cegueira irreversível.